Cabos de Alta Temperatura: descubra a melhor opção para cabos de altas e baixas temperaturas
01 de junho de 2022

 

Se você precisa de um cabo elétrico para aplicação em instalações que serão submetidas a oscilações bruscas de temperatura, sejam elas baixas ou altas, neste artigo nós vamos te ensinar tudo que precisa saber sobre o funcionamento e utilidades dos cabos elétricos especiais para alta temperatura. Vamos lá!

 

O que são os cabos para alta temperatura?

 

O grande diferencial destes cabos é o fato de sua capa externa trabalhar em temperaturas superiores a 120°C até 500°C. abaixo você pode entender cada tipo de composto e suas características:

 

Cabo de borracha 

 

Locais de grande afluência de público exigem instalações elétricas com cabos retardantes a chama e de baixa emissão de fumaça e gases tóxicos, caso ocorra algum evento de incêndio, os gases emitidos pela queima dos cabos não são nocivos à saúde das pessoas presentes no ambiente.

 

A linha de cabo de borracha Tramadox RW HF, isento de halogênios é utilizada em painéis ferroviários, motores de tração de locomotiva, circuitos de segurança, iluminação e circuitos elétricos em ambientes fechados com circulação de pessoas.

Os cabos Tramadox atendem a categoria LSZH proporcionando um produto de alta performance e alta confiabilidade.

Produzimos contratipos das principais normas europeias, como EN 50264, BS 6853, e DIN 5510-2.

 

A linha de cabo em borracha EPR (etileno-propileno), Tramalides, isento de halogênos é utilizada para lides de motores, ligações internas e outras aplicações industriais.

 

Produzimos Cabos de borracha EPR conforme as principais normas NBR 9114, UL 3400 e 3614.

 

A Tramar fornece uma abrangente gama de cabos de borracha contratipos dos modelos internacionais HOFR, H01N2-D / H01N2-E, H07BN-4-F, H07RN-F, H07RN-8-F e H07ZZ-F. 

 

Cabo de silicone

 

Os cabos de borracha silicone são a alternativa mais utilizada para aplicações de baixas e altas temperaturas. São amplamente utilizados em cabeamentos internos devido sua elevada flexibilidade e confiabilidade.

 

Possuem uma capacidade máxima de condução de corrente superior aos Cabos convencionais de isolação em termoplástico (por exemplo PVC) devido sua capacidade de trabalho em regime permanente ser superior (200°C).

 

Os cabos de borracha silicone podem ser utilizados nas mais diversas aplicações de baixas e altas temperaturas, sendo algumas delas: motores elétricos, transformadores, eletrodomésticos, automotivo, ferroviário, iluminação, fornos, estufas, instalações industriais, siderurgia, medição e controle de temperatura, câmaras frigoríficas e equipamento médico hospitalar.

 

Produzimos Cabos de silicone conforme as principais normas NBR 16093, UL 3135, 3240, 3306, 3307, ASTM-D 2526 entre outras.

 

A Tramar fornece uma abrangente gama de cabos de silicone contratipos de padrões internacionais - SIA (H05S-U), SIAF (H05S-K) e SIAF-GL. Estes cabos são adequados para aplicações em que se requerem propriedades de baixa emissão de fumaça e sem halogéneos (LSZH).

 

Cabo de Teflon® (fluorpolímeros)

Os fluorpolímeros, também conhecidos como teflon, possuem elevada rigidez dielétrica e excelente compatibilidade com a grande maioria de químicos. Além disso, sua capacidade de trabalho em regime permanente ser superior varia de 150°C até 260°C.

Os Cabos da linha Tramaflon podem ser utilizados nas mais diversas aplicações, sendo algumas delas: Motores elétricos, eletrodomésticos, automotivo, bomba de combustível, indústria aeronáutica, medição e controle de temperatura entre outras utilidades.

Temos opções com isolação em ETFE, FEP ou PFA, conforme as principais normas: W – 16878/11, W – 16878/12, W – 16878/13, MIL-W-22759/16, e UL Style 1330.

 

Cabo em fibra de vidro


Os cabos com revestimento de fibra de vidro são uma excelente alternativa para aplicações de altas temperaturas. A fibra de vidro apresenta uma performance excepcional para altas temperaturas, mantendo sua integridade em temperaturas superiores a 500°C.

 

Os condutores com isolação de fibra de vidro podem ser utilizados nas mais diversas aplicações de baixas e altas temperaturas, sendo algumas delas: fornos, estufas, resistências, instalações industriais, motores especiais e medição e controle de temperatura.

 

Cabos com mica e Kapton® (poliimida)

 

Os cabos com revestimento de fibra de vidro são uma excelente alternativa para aplicações de altas temperaturas. A fibra de vidro apresenta uma performance excepcional para altas temperaturas, mantendo sua integridade em temperaturas superiores a 500°C.

 

Os condutores com isolação de fibra de vidro podem ser utilizados nas mais diversas aplicações de baixas e altas temperaturas, sendo algumas delas: fornos, estufas, resistências, instalações industriais, motores especiais e medição e controle de temperatura.

 

A opção MKHT – Mica e Kapton® (poliimida) para alta temperatura, apresenta em sua composição camadas de fitas de alta rigidez dielétrica e fitas de alta resistência a chama, mantendo a integridade de circuitos elétricos em incêndios.


Onde posso comprar?

 

Na Tramar você encontra uma linha completa de cabos de cabos para alta temperatura para as mais diversas aplicações extremas

 

Além disso, nós garantimos a alta performance e confiabilidade de nossos cabos, entregando excelência em condutores especiais com total segurança para o seu negócio. Tecnologia, produtos personalizados e entrega imediata você só encontra na Tramar, sua melhor solução em cabos para baixas e altas temperaturas.

 

Gostou deste conteúdo? Continue no nosso blog e leia os nossos outros artigos e fique por dentro das novidades do mercado de condutores especiais na indústria. Siga-nos nas nossas redes sociais!